domingo, 12 de setembro de 2010

UM GRANDE PATRIMONIO DO CENTENARIO DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

Missionário Lawrence Olson: 100 anos e um legado



Se estivesse vivo hoje, o missionário Nels Lawrence Olson (mais conhecido no Brasil como “Lourenço” Olson), uma das grandes referências teológicas da Assembleia de Deus brasileira, estaria com 100 anos. Olson dedicou a sua vida à pregação e ao ensino da Palavra de Deus em nosso país, deixando um legado que perdura até hoje.
Nascido em 9 de fevereiro de 1910, nos EUA, a caminhada de Olson com Deus começou aos 11 anos, quando os pentecostais abriram um trabalho em Kenoscha, Wisconsin. Sua família foi a primeira a aceitar a mensagem pentecostal naquela cidade. Foi num domingo à tarde que o pequeno Lawrence, filho do casal, ac
eitou Jesus como seu Salvador. Dois anos depois, foi batizado no Lago de Michigan. Aos 16 anos, recebeu o batismo no Espírito Santo durante um culto de oração.
Lawrence Olson recebeu sua chamada missionária para o Brasil na década de 30. Matriculou-se, então, no Central Bible College, em Sprignfield, Missouri. Antes de vir ao Brasil, pastoreou a igreja de Applenton e fundou outra em Portage. Finalmente, em 7 de setembro de 1938, aportou em solo brasileiro, acompanhado de sua esposa Alice e seus dois filhos, Lawrence Jr. e Carolyn.
Depois de passar um ano em Belo Horizonte aprendendo o idioma, mudou-se para Lavras, onde já se encontrava o irmão Hilário José Ferreira. Juntos, evangelizaram aquela cidade durante anos. Ali, Olson abriu trabalhos em São João Del Rei, Ribeirão Vermelho, Perdões, Cana Verde, Américos, Nepomuceno, Andrelândia, Campo Belo, Boas Esperança e outras localidades. Para atingir essas regiões, viajava de trem, carro, bicicleta ou a pé.
Em 1947, Olson trabalhou em Araraquara. Dali foi para o Rio de Janeiro, atendendo a um convite para ajudar na reorganização da CPAD, onde permaneceu por um ano, montando máquinas impressoras que vinham dos Estados Unidos. Em 1949, voltou a Lavras, onde desempenhou eficiente trabalho evangelístico e iniciou uma Escola Bíblica, que trouxe tremendos resultados.
Em 1947, Olson fundou seu programa na Rádio Cultura de Lavras. Em 1955, essa atividade evoluiu bastante. No primeiro domingo de janeiro, foi lançado o célebre programa Voz das Assembléias de Deus, na Rádio Tamoio. Muitas vidas foram salvas por esse programa, que passou também pelas rádios Mayrink Veiga, Tupi, Relógio, Copacabana, Boas Novas e Universo de Curitiba.
Em 1961, fundou o Instituto Bíblico Pentecostal (IBP), no Rio de Janeiro. Foi articulista do jornal Mensageiro da Paz e da revista Seara por muitos anos. A partir de 1953, começou a fazer comentários para as revistas da Escola Dominical, tarefa interrompida 30 anos depois, devido ao seu estado de saúde. Exerceu cargos de importância no Conselho de Doutrina da CGADB e no Conselho da CPAD, do qual era fundador e membro vitalício.
Em 1989, após meio século de dedicação à obra no Brasil, Lawrence e Alice, ambos com 80 anos de idade, regressaram aos Estados Unidos. No dia 30 de março de 1993, pastor Nels Lawrence Olson faleceu nos Estados Unidos. Seu corpo foi sepultado em Springfield.
Missionário Olson sempre será lembrado principalmente pelo seu poderoso ensino, ora transmitido pelas rádios, ora dos púlpitos onde pregou. Essas mensagens ficaram indelevelmente gravadas em muitos corações.
FONTE BLOG PR. SILAS DANIEL CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário