domingo, 8 de maio de 2011

DEVEMOS PROTEGER NOSSOS LIDERES

“Porém Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu, e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.” 1 Samuel 21.17
A bíblia relata a todos nós o perfil de Davi, quando o cita em 1 Sm 16.18: “... sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele...”, mostrando a todos as características essenciais para um grande líder.
No texto principal de 2 Sm 21.17, a bíblia relata mais quatro batalhas de Israel contra os filisteus; mostrando mais uma vez a coragem e desenvoltura de um grande líder a frente de seus liderados. Narra a bíblia sagrada, que o rei Davi com idade já avançada não recuou e nem se escondeu da grande batalha. Tanto lutou que chegou ao ponto de ficar cansado.
Existe momentos na vida que até os lideres ficam cansados (devido as pelejas do dia-a-dia e etc...); é neste momento que aparece os verdadeiros protetores de lideres. Nesse contexto surge a figura de Abisai, homem de guerra, que teve a visão de que não poderia deixar Davi se expor, pois acreditava ele, que a maior referência do seu povo era o seu líder.
A bíblia diz que todos os homens de Davi (não foi alguns, e sim todos), fizeram um juramento: “...nunca mais sairás conosco à peleja, para que não se apagues a lâmpada de Israel.” Trata-se de uma demonstração de reconhecimento, proteção e carinho por parte dos liderados para com o seu líder. Assim devemos proceder todos nós em defesa de nosso líder.
Deus sempre levantou e continuará levantando lideres para guiar o seu povo. Quando Deus prepara para tirar Israel do Egito, surge a figura de um líder, que até os dias de hoje é respeitado pela sua capacidade de legislar e orientar um povo de dura serviz. Trata-se de Moisés, levantado por Deus para tirar o povo da terra do Egito.
Após alguns anos peregrinando no deserto, Moisés envia homens para espiar a terra prometida, dentre eles, somente Josué e Calebe voltam com boas noticias em relação a terra. Porém seus companheiros que representava maioria dos espias, segundo o texto de Nm 13.32, infamaram a terra, não vendo nela nenhuma promessa de Deus para seu povo. Levantaram-se contra o Líder Moisés, mas o cap. 13 vers. 30 mostra mais uma vez um homem levantando-se para proteger seu líder e os seus ideais. O povo teve a intenção levantar outro líder conforme Nm 14. 2, 4 dizendo: “ ...levantemos um capitão e voltemos ao Egito...”, mas Josué e Calebe com autoridade levantam-se para proteger o líder Moisés, alertando ao povo de que o Senhor era com eles (Nm 14.6-9).
No tocante a proteção aos nossos lideres, lembro-me da ação corajosa de Priscila e Áquila que expuseram suas cabeças, com o intuito de defender o líder Paulo, conforme ele mesmo relata aos irmãos que estavam em Roma dizendo: “Saudai a Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.” Rm 16.3-4.
Não nos esqueçamos do relato de Paulo aos Filipenses sobre o respeito e dedicação de seu filho na fé Timóteo: “...e que serviu comigo no evangelho como filho ao pai.” Fp 2.22.
Neste mesmo contexto de Filipenses 2, encontramos outro personagem que respeitava a autoridade de seu líder, ao ponto de estar junto nos combates e nas necessidades, conforme relata Paulo no cap. 2 vers. 25 de Filipenses: “...Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades.” Além de dar esse testemunho excelente sobre Epafrodito, Paulo o recomenda dizendo aos irmãos de Filipos que este cooperador “...chegou bem próximo da morte, não fazendo caso da vida, para suprir para comigo a falta do vosso serviço”. Fp 2.30.
Isso mostra-nos, que o verdadeiro liderado, chega ao ponto de não dar valor a sua própria vida, para proteger a vida do seu líder. Que exemplo de dedicação e respeito ao líder!
Nos dias atuais, existem pessoas que não respeitam a figura do seu líder. Cada um busca seus próprios interesses, esquecendo de que na frente do povo existe um líder que foi colocado por Deus, e que deve e merece ser respeitado. Não devemos fazer vista grossa para essas recomendações que encontramos em Hb 13.7 que diz: “Lembrai-vos dos vossos pastores (ou seja, dos vossos lideres), que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”.

Vamos proteger nossos lideres!

FONTE AD. CORUMBA


Nenhum comentário:

Postar um comentário