sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lausanne III: ´As igrejas precisam estar nas cidades, onde as pessoas estão` diz Tim Keller

Hoje, mais de 50% da população do mundo está em cidades
O pastor de Nova York, Tim Keller, admirou a multidão com o seu argumento bem pensado sobre por que as Igrejas ao redor do mundo precisam mover-se para as cidades.
Keller, pastor fundador da Igreja Presbiteriana Redentor em Nova York, disse aos participantes de Lausanne III que se os cristãos querem que a vida humana seja moldada por Jesus Cristo, então, as Igrejas precisam ir para as cidades.
As cidades são o lugar onde as Igrejas podem alcançar a próxima geração (jovens adultos querem viver na cidade); atingir mais pessoas inacessíveis (as pessoas são muito mais abertas ao Evangelho na cidade cosmopolita do que em sua cidade natal); alcançar as pessoas que têm um grande impacto no mundo (cineastas, autores e empresários); e atingir os pobres (cerca de um terço dos moradores da cidade vivem em favelas).
“Os seres humanos, de acordo com Gênesis 1, são feitos à imagem de Deus e refletem a glória de Deus mais do que qualquer outra coisa na criação,” disse Keller, que, junto com sua igreja, cidade a cidade, já plantou mais de 100 Igrejas ao redor do mundo.
“Nessas cidades, você tem mais imagem de Deus por centímetro quadrado do que em qualquer outro lugar do mundo,” disse ele. “Então, Deus faz o argumento dos números”.
O pastor influente contou uma história sobre um amigo missionário. O amigo de Keller uma vez disse que o país é onde há mais plantas do que pessoas e a cidade é onde há mais pessoas do que plantas. E porque Deus ama as pessoas mais do que plantas, Ele tem que amar a cidade mais do que o país.
Cerca de 300 anos atrás, menos de 3% da população mundial vivia em cidades. Hoje, mais de 50% da população do mundo está em cidades e o número está crescendo rapidamente.
“As pessoas estão se mudando para as cidades mais rápido do que a Igreja está,” destacou Keller. “Se você ama o que Deus ama, então você vai adorar as cidades. Se você quer ir aonde o povo está você tem que ir para as cidades”.
Mas as Igrejas que querem ir para as cidades precisam ser contextualizadas, a fim de serem eficazes, disse ele. Assim como a China urbana é diferente da China e a Estados Unidos urbano é diferente dos Estados Unidos, uma Igreja urbana é diferente de uma Igreja na zona rural.
“Igrejas em cidades também precisam mostrar às pessoas como sua fé se relaciona com seu trabalho porque os empregos são uma parte muito maior da vida de moradores urbanos,” disse Keller.
“Eu tinha apenas conhecido como discípulo de pessoas, colocando-os para fora do mundo do trabalho e trazendo-os para o meu mundo da Igreja,” compartilhou o pastor de Nova York. “Mas se você estiver em uma Igreja urbana que você não pode fazer isso, você tem que ajudar as pessoas a aplicarem a sua fé no seu trabalho”.
Igrejas urbanas também precisam esperar mudanças; serem intensamente evangelísticas, mas ao mesmo tempo, famosas por sua preocupação com a justiça, serem comprometidas com as artes, e cooperarem com outras denominações e fé, disse ele.
“Olhe para as cidades do mundo. Olhe para as massas destas cidades. Por que você não passou por eles? Por que você não vai lá? “Keller perguntou. “Então, vamos.”

fonte : http://www.cpadnews.com.br/integra.php?s=12&i=5208

Nenhum comentário:

Postar um comentário